vrijdag 19 oktober 2007

Como chegar a Vimioso e alojamento

Como chegar a Vimioso


Como chegar a Vimioso?

Hipótese A – Autocarro

autocarro desde LISBOA aVIMIOSO/ MIRANDA DO DOURO (531 kms)
Informação em:

http://www.rede-expressos.pt/
http://www.rodonorte.pt/

http://www.santosviagensturismo.pt/


autocarro desde PORTO a VIMIOSO/MIRANDA DO DOURO (359 kms)
Informação em:

http://www.rede-expressos.pt/
http://www.rodonorte.pt/

http://www.santosviagensturismo.pt/

Hipótese B –carro

Como chegar, partindo de Lisboa:

a) De Lisboa até ao Porto pela A1, de seguida pode optar pelos trajectos partindo do Porto;

b) De Lisboa apanha a A1 até à saída de Torres Novas, seguindo pela A23, depois apanha a A25 no sentido de Aveiro, saindo para Celourico da Beira. Daqui deverá tomar a direcção de Torre de Moncorvo, indo de seguida no sentido de Mogadouro. de Mogadouro a VImioso são mais 92 Km pela EN219.

c) De Lisboa apanha a A1 até à saída de Torres Novas, seguindo pela A23, depois apanha a A25 no sentido de Vilar Formoso, de seguida apanhar a via rápida em direcção a Salamanca, de Salamanca dirigirmo-nos a Ledesma, para desde ali subir em direcção a Bermillo de Sayago, e depois em direcção da Miranda do Douro; de Mirando do Douro a VImioso são mais 30 Km pela EN218.

Como chegar, partindo do Porto:

a) Do Porto até Bragança e Quintanilha (fronteira com Espanha) através do IP4, seguindo depois a estrada de Zamora (N 122, E82) até passar a vila de Alcañices. De Alcañices a VImioso são mais 30 Km.

b) Do Porto em direcção a Bragança pelo IP4. Doze quilómetros depois de passar o desvio para Macedo de Cavaleiros, cortamos à direita em direcção a Izeda, seguindo até Vimioso.

Como chegar, partindo de Zamora (Espanha):

a) De Zamora dirigimo-nos em direcção de Alcañices. De Alcañices a VImioso são mais 30 Km.

b) De Zamora viajamos até Bermillo de Sayago pela estrada C527, ali cortamos à direita em direcção a Moralina, onde encontramos a estrada ZA324 que nos levará a Miranda do Douro. De Mirando do Douro a VImioso são mais 30 Km pela EN218.

Como chegar desde Salamanca (Espanha):

a) De Salamanca dirigimo-nos a Ledesma, para desde ali subir em direcção a Bermillo deSayago, e com facilidade chegar a Miranda do Douro. De Mirando do Douro a VImioso são mais 30 Km pela EN218.



Grotere kaart weergeven



VIMIOSO - ALOJAMENTO


Pensão “Centro”: Bairro S. Sebastião – Vimioso – Tel. +351 273 512 539

Albergaria Ascenção: Estrada Nacional 219, 5230-010 Algoso, Tel: +351 273 569 223

Casa dos Pimenteis: Vale de Algoso, 5230-010 Algoso, Tel: +351 96 401 1817

Casa de Caçarelhos: Largo dos Cabanais, 5230-090 Caçarelhos, Tel: +351 96 706 3147

H. Rural Sª de Pereiras: Estrada Nacional 218, 5300-300 Vimioso, Tel: +351 273 518 000, Telem: 93 319 0047

Residencial D. Afonso V: Av. do Sabor, 23, 5230-201 Santulhão, Tel: +351 273 579 440

Residencial A Vileira: Avenida de Alcanices, 5230-308 Vimioso, Tel: +351 273 518 200

EXISTE A POSSIBILIDADE DE ACANTONAMENTO (TRAZ SACO-CAMA E COLCHONETE)


“Vimioso, tradição e qualidade de vida…”


O concelho de Vimioso é um verdadeiro livro onde os capítulos da história, património arquitectónico e cultural, património natural, gastronomia e hospitalidade enchem as suas infindáveis paginas deixando o leitor/visitante apaixonado e convencido de que há paraísos na terra.

Aqui poderá comprovar a simbiose perfeita entre Natureza e Homem. Tudo está no seu lugar.

Paisagem natural articula-se com o património construído, onde o homem se mistura com o meio, sendo mais um elemento da mão criadora. Neste local o limite é o céu.

Para lá da arquitectura civil (casas construídas com o xisto e granito, Pelourinho de Algoso, Pontes Romanas e Românicas), abunda também a arquitectura religiosa: todas as aldeias possuem bonitas igrejas matrizes, destaca-se pela monumentalidade a Igreja Matriz de Vimioso.

O Cruzeiro de Caçarelhos é uma obra singular, como singular são as igrejas desta aldeia. A arquitectura militar fornece ao concelho o seu ex-libris, o Castelo de Algoso. Este monumento nacional testemunha a valentia das gentes destas paragens e atesta a resistência de um povo.

Subam ao Castelo e, lá do alto, deslumbrem-se com paisagens imensas onde o encanto e beleza são inesgotáveis. O olhar transporta-nos pelo horizonte e arrepiamo-nos ao sentirmo-nos tão pequeninos face à força da natureza e virgindade da paisagem.

Descanse junto do Sabor, Angueira ou Maçãs, rios de água cristalina, onde uma fauna abundante (coelho, lebre, javali, perdiz) vem beber, e onde nas suas margens cresce uma flora ímpar.

Nestes vales profundos decorados com majestosas escarpas habita a águia-real, vê-se a cegonha negra, enfim, somos convidados a uma verdadeira exploração da natureza. Falta conhecer o melhor deste concelho: as suas gentes.

Nesta viagem, vai certamente encontrar rostos ímpares, um sentimento de amizade e sinceridade único, uma humildade encantadora. É gente que trabalha a terra de onde retira o seu sustento. E que sustento! Alimentos de um paladar único que as mãos das mulheres cozinham como ninguém.

Aqui pode saborear o melhor fumeiro (botelo, salpicão, morcela, alheira.), pode saborear uma boa caldeirada de cordeiro ou um tentador cabrito assado. É claro que a boa posta de vitela não falta, e já agora, com uns peixes do rio de entrada. Sobremesa? Decida-se! Doces regionais, fruta de pomar, queijo e marmelada de fabrico doméstico, acompanhado com o generoso vinho fruto da videira e do trabalho do homem.

No fim da leitura/ viagem ficará surpreso com a facilidade com que aqui se fez amigos, render-se –á à simpatia e generosidade desta gente, enfim, dará graças por nos ter escolhido e dir-nos-á “até breve”.

Geen opmerkingen: